Centro Social Paroquial de Olivais Sul
Todas as páginas

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL

DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE OLIVAIS SUL

O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, canonicamente erecta, com personalidade jurídica no foro canónico e civil.

É um serviço da Paróquia com o fim de cultivar nos paroquianos o sentido das suas responsabilidades de solidariedade social e atenção ao mais desfavorecido, ajudando-os a dar resposta, de forma organizada, às carências que se verificarem entre os habitantes da Paróquia, mediante acções de assistência, promoção e desenvolvimento. (Estatutos do Centro Social, artº. 2º.)

Enquanto serviço da Paróquia, à qual pertence, o Centro Social mantém com ela estreitas relações, procurando que todos os paroquianos o estimem como expressão e instrumento da Acção Social da própria Comunidade Paroquial. (Estatutos, artº 21º.)

As primeiras actividades daquilo que viria a ser o Centro Social, começaram em 1980. Nessa altura dava-se apoio a alguns idosos e também algum apoio alimentar a pessoas carenciadas. Criou-se assim um Centro de Convívio para idosos que se reuniam uma vez por semana e, um pouco mais tarde, duas vezes por semana. Pensou-se então oficializar este trabalho criando um Centro Social, o que só se veio a concretizar-se em 26.04.1984.

Em 1990 abre o Centro de Dia quando as capelas mortuárias passaram para a nova Igreja Paroquial e pode ser aproveitado o espaço deixado na Igreja de S. José. A partir daqui a acção do Centro Social estendeu-se a outras actividades e criou-se o Apoio Domiciliário.

E hoje o que é o Centro Social Paroquial?

Existem várias valências no Centro que são:

• O Centro de Dia, a funcionar todos os dias no anexo da Igreja de S. José e que tem 34 utentes que chegam de manhã, sendo muitos deles transportados na carrinha do Centro, e que almoçam, lancham e permanecem nas instalações até cerca das 17 horas, onde têm várias actividades.
  • O Centro de Convívio com 40 utentes que chegam depois do almoço e que também permanecem nas instalações até às 17 horas, onde além das actividades, também lancham.
  • O Apoio Domiciliário destinado aos utentes com mais necessidade de apoio os quais podem ter higiene pessoal e domiciliária, fornecimento de almoço que também pode abranger fins de semana e outros apoios, consoante as suas necessidades e o acordo que fizerem com o Centro. Nesta altura existem 35 utentes nestas condições.
  • O Apoio Alimentar que recebendo géneros do Banco Alimentar, dá apoio a cerca de 150 famílias, com distribuição mensal de géneros alimentícios.

Para o funcionamento destes serviços de quem dispõe o Centro?

Conforme os seus estatutos, o Centro Social tem uma Direcção composta por sete membros, à qual preside sempre o Pároco e um Conselho Fiscal composto por três membros. Todos estes elementos são voluntários.

Como pessoal do quadro, contratado, existe neste momento:

• 1 Técnica de Serviço Social
  • 1 Animadora Social